terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Dicas de passei em Bogotá.

Bogotá, capital da Colômbia, é o principal centro cultural e econômico. Para os viajantes, indico os três passeios mais conhecidos da cidade.
O primeiro é uma visita de teleférico ou funicular para conhecer a cidade do alto. Cerro de Monserrate, uma linda vista panorâmica, à mais de 3.000 metros. Para os viajantes com deficiência e mobilidade reduzida indico somente o passeio por teleférico. Ambos os trajetos possuem muitos degraus para acessar o transporte, a diferença é que no teleférico parte dele tem uma adaptação para subir com um elevador pela lateral da escada. Infelizmente, nos dias de feriado o funcionário responsável não fica para dar auxílio. Também existe o problema de caso o visitante dessa depois das 16h, poderá fazer somente pelo funicular, e precisará ser carregado pelas escadas com a ajuda de funcionário. Devem ter cuidado também com as escadas próximas do santuário e o piso irregular de pedras. Mesmo para idosos e famílias com crianças pequenas ou em cadeiras de bebês é bem íngreme a caminhada.
A segunda dica é uma visita ao Museu Botero, em que também poderão encontrar obras de pintores famosos que pertenciam à sua coleção particular e foram doados ao Museus del Banco de la República. Também encontrarão toda uma parte dedicada a impressa e moedas. Esse grande complexo se divide em um lindo casarão de época, com muitos jardins internos. Pode ser marcada visitas guiadas, mas apenas em espanhol. Uma das funcionárias me informou que em parte do museu existe rampas, elevadores e banheiro adaptado. Infelizmente, estão atualmente sem audio-guia e não há tradução para o inglês, também não existe visitas guiadas para pessoas cegas e surdas. Há uma sala dedicada as famílias e crianças, com algumas obras interativas. Para saber o horário que oferecerão atividades com os educadores deve ver o agendamento prévio do museu.
A terceira dica é o Museu do Ouro, também faz parte dos Museus del Banco de la República. Com uma exposição permanente que mostra sobre a arte pré-colombiana e exposições temporárias, no caso, "Molas - tecidos bordados com desenhos geométricos que representam proteção." Fica num prédio no centro, com uma ótima infra-estrutura para receber pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, com rampas e elevadores. Também oferecem visitas guiadas para grupos de pessoas surdas, que devem ser agendadas previamente. Para as famílias com crianças pequenas existe o trabalho do educativo, que propõe atividades interativas. Uma das salas tem um cinema que dura em média 15 minutos, em que duas crianças podem jogar de adivinhar sobre peças da arte pré-colombiana. Também oferecem um programa dedicado às escolas e para estrangeiros tradução em inglês. Atualmente estão atualizando o audio-guia e não oferecem o serviço de audiodescrição. 


Descrição: Edifício que dá entrada ao Monserrate. Um grande sobrado branco, com arcos na parte de baixo e janelas na parte superior, enfeitado por flores de plástico brancas e vermelhas muito grandes. Uma grande montanha ao fundo e cabos do teleférico. 
Descrição: Montanha de Monserrate, muito arborizada, com grandes enfeites coloridos de flores e animais. Um teleférico pendurado por cabos na parte superior.


Descrição: Santuário de Monserrat. Edifício branco, com quatro grandes pilastras na frente, enfeitadas acima com folhagem e bolas vermelhas de plástico e uma torre no canto superior esquerdo.



Descrição: Daniella agachada ao lado de Myguel, com um grande presépio ao fundo, feito de metal e recoberto por tecido pintado.


Descrição: Vista aérea da cidade.

Descrição: Foto do peito para cima de Myguel no colo de Daniella. Usam gorro, cachecol e casacos. No fundo, vista da cidade de Bogotá.

Descrição: Funicular, o teto é de metal com grandes janelas de vidro que é possível ver a cidade de Bogotá.

Descrição: Jardim interno do museu. Uma fonte jorrando água no centro, três jardins de flores vermelhas com folhagens. No fundo um sobrado branco, com arcos.

Descrição: Daniella está com Myguel no colo, dando tchau com a mão direita. Estão bem agasalhados. Atrás, uma grande escultura em formato de mão de Botero. 

Descrição: Escultura em bronze de Botero na frente. Uma mulher gorda nua, deitada de barriga para cima. No fundo, quadros com desenhos de personagens de Botero.

Descrição da Foto: Quadro pintado por Botero reinterpretando a Monalisa.



Descrição: Myguel brinca de fazer colagem com feltros coloridos em um quadro. Uirá está de pé atrás dele. Estão na sala de atividades para crianças no museu, com grandes retângulos de espuma coloridos espalhados e dois quadros coloridos na parede com feltros colados.
 
Descrição: Grande medalhão de ouro, em formato arredondado com uma face esculpida, com adorno pendurado no nariz e orelhas. Eles eram usados pelos caciques para representar poder e proteção.

Descrição: Pequena escultura em ouro representando asas abertas. Acima, pedra e um pequeno bastão de ouro, abaixo, desenho de uma mão esculpindo, representando como foi feita a peça.

Descrição: Myguel no canto direito, embaixo se apoia numa plataforma que retrata esculturas que trariam poder e proteção aos indígenas. Cinco esculturas em pedra, sendo quatro de pé, representam humanos e uma deitada, representa um jaguar.



Descrição: Tecidos retangulares bordados chamados de molas. Conhecidos por sua proteção espiritual. Estão pendurados em um varal, o de cima tem fundo laranja, o de baixo fundo branco, ambos com bordados geométricos de preto. Em cima em forma de retângulo, em baixo em formato circular.

Descrição: Sala interativa com imagens coloridas de mola projetadas sobre o corpo de Daniella que está de pé com os braços abertos para os lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário