quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Jardim Botânico de Jundiaí/ SP.

Descrição da Foto: Imagem de um jardim com bromélias na frente, ao fundo a pista para caminhada cercada por coqueiros, num dia ensolarado.

"Jardim Botânico de Jundiaí Valmor de Souza (JBJ) – SP, inaugurado em 29 de dezembro de 2004, com uma área de 150.000 m², surgiu como uma proposta de recuperação para uma área com longo histórico de degradação. O projeto teve como alvo a conservação de espécies nativas da região de Jundiaí, principalmente da Serra do Japi, um dos últimos e mais importantes resquícios de Mata Atlântica do interior paulista. Toda a área do atual Jardim Botânico foi revitalizada. Foram criadas estruturas para atendimento ao público, para exposição e reprodução de plantas, trilhas para caminhadas, cascatas, lagos artificiais, jardins temáticos e foi iniciada a implantação de coleções botânicas. Os Jardins temáticos foram criados em homenagem as diferentes e principais etnias, que através de seus imigrantes, contribuíram para formação e desenvolvimento do município. Hoje ele conta com um Jardim Japonês, um Jardim Italiano e o Espaço África.
Tem uma pista para Caminhada e uma Ciclovia com oito quilômetros de extensão que corta o jardim e interliga o Jardim Botânico ao Parque da Cidade, que circunda toda a represa de captação e armazenamento de água para o município, ambas proporcionam ao município uma experiência de exercício ao ar livre em área segura e livre de poluição e transito."
O Jardim Botânico conta com banheiros adaptados logo na entrada do parque, uma vaga para pessoas com deficiência. Acredito que pela extensa área seria muito interessante a implantação de piso podotátil, já que a visitação é feita à pé. Também não contam com programa educativo de divulgação do trabalho em Libras, para pessoas surdas.
Dados retirados do link oficial: http://jardimbotanico.jundiai.sp.gov.br/institucional/


Descrição da Foto: Imagem do Jardim de Plantas Medicinais, com uma placa indicativa na frente de vários canteiros com ervas. Ao fundo árvores. 

Descrição da Foto: Imagem de um grande lago com pedras à direita, cercado por pilastras no fundo, com uma fonte jorrando água e uma garça no lado esquerdo. Ao fundo do lago árvores.


Portarias
Av. Navarro de Andrade, 120.

Av. Antonio Frederico Ozanan, 6400.

Entrada Franca

Horário de Funcionamento
De segunda a domingo, das 8h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário