quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Viagem de Trem Belo Horizonte-Vitória.

Descrição da Foto: Do lado direito a lateral de um trem com fundo laranja e detalhes coloridos, janelas fechadas, com reflexo do céu e da montanha. Lado esquerdo a linha do trem com pedregulhos no chão, ao fundo céu azul coberto por nuvens e a vista de uma cidadezinha ao longe e de uma montanha. 

Uma aventura de trem pelo Brasil! Esta é a viagem mais longa feita de trem em nosso país. São 664 km, levando passageiros de Belo Horizonte à Vitória parando em 39 municípios. A viagem com percurso total dura em torno de 14 horas. Já aviso que é praticamente impossível você descer em alguma estação, a não ser que seja seu destino. As paradas variam entre 1 à 5 minutos. Passa por cidades históricas mineiras que ficam às margens dos rios Doce e Piracicaba e por belas paisagens quando chegamos em Vitória. Margeando os rios podemos perceber a imensidão do nosso país. Existem pontos, hoje em dia, que percebemos a escassez de água. 
Por ser uma viagem longa, o trem conta com um vagão lanchonete e um vagão restaurante, algo bem simples e caseiro. Há também um vagão exclusivo para pessoas com deficiência física (cadeirantes). Contam com banheiro adaptado, no mesmo local criaram um trocador para bebês. Infelizmente as adaptações acabam por aqui. A estação de trem muito antiga necessita urgente de obras, a entrada com rampa fica no fundo ao chegar para embarcar. É necessário já ter o bilhete para embarcar, você passará por três funcionários, um para olhar se a documentação está em ordem, outro para vistar os bilhetes e um terceiro para entrar na estação propriamente dita. A fila reservada para recepcionar pessoas com necessidades especiais, idosos, etc é praticamente inexistente. Não passam uma boa impressão logo de cara. 
Vale a pena ressaltar que o trem que está rodando até agora funciona há 30 anos no Brasil. No dia 15 de agosto será "aposentado" por aqui, mas seguirá para a África para ser usado pela mesma empresa que administra. A vantagem do antigo trem é que por ele podíamos ficar nas varandas, é desse lugar que tínhamos as mais lindas fotos das paisagens. O novo trem de luxo, como é chamado o trem que irá substituir, foi fabricado na Romênia e tem qualidade dos padrões europeus.  Nele terão grandes janelas duplas. Existem rumores que esse novo trem, de alta qualidade foi encomendado para o período da Copa no Brasil, mas devido ao vandalismo durante a viagem eles suspenderam a inauguração. 
As partidas são todos os dias de Belo Horizonte com saída às 7h30 e chega à vitória aproximadamente às 20h30. E o que sai na direção contraria, de Vitória (em Cariacica na Região Metropolitana de Vitória) sai às 7h para Belo Horizonte e chega aproximadamente às 20h.
As fotos servem para inspirar à conhecer e desbravar nosso Brasil de ponta-a-ponta! 

Descrição da Foto: Estou sentada com meu filho pequeno sorrindentes no vagão-refeitório, poltronas verdes estampadas, mesa de alumínio, janelas com cortinas verdes e vermelha. Ao fundo porta fechada metálica, metade da parede é de metal a outra na cor verde. O chão é rugoso de metal. 

Descrição da Foto: Vagão destinado à cadeirantes, lado direito uma fileira de poltronas verdes, a seu lado esquerdo estrutura metálica para que possa encaixar a cadeira de rodas. Janelas com cortinas verdes e vermelhas em ambos os lados, chão metálico rugoso.

Descrição da Foto: Vista de uma ponte, com rio caudaloso passando por baixo, estrada de terra na frente, montanhas ao fundo. Céu azul com nuvens.

Venda de Passagens OnLine: Entre no site da Vale do Rio Doce, administradora da ferrovia e compre sua passagem com opções de escolhas. R$ 58,00 classe econômica e R$ 91,00 classe executiva.
Verifique se todas as informações do seu bilhete estão corretas. Não é possível trocar passagens após o dia da viagem. Chegue à estação pelo menos 30 minutos antes do horário de saída do trem. Mantenha em mãos sua passagem e um documento de identidade. Evite o excesso de bagagem, levando dentro do limite de 35 kg.
Os empregados da Vale viajam gratuitamente ao apresentar crachá funcional e carteira de identidade. O benefício também é válido para seus dependentes.
Crianças com até cinco anos podem viajar de graça, desde que no colo do responsável. 
Estatuto do Idoso prevê duas vagas gratuitas por trem, reservadas para passageiros de 60 ou mais anos (renda igual ou inferior a dois salários mínimos). Se essas vagas já estiverem ocupadas, o passageiro com esse perfil pode comprar o bilhete com 50% de desconto.
Há dois assentos gratuitos em cada trem destinados a passageiros com deficiência ou com alguma dificuldade de locomoção. 
link: http://www.vale.com
Telefone para consultar sobre a possibilidade de reserva de passagens (0800 285-7000 ) ou (31-3279-4389) estação de Belo Horizonte.
Para informar-se sobre os horários de Belo Horizonte à Vitória, telefone: 0300 3136580.

Nenhum comentário:

Postar um comentário