terça-feira, 2 de julho de 2013

Olho Vivo - Pinacoteca do Estado.

O Olho vivo é um jogo em que a criança precisa descobrir por meio de pistas, detalhes de obras presentes na exposição "Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo". Uma investigação por várias salas da Pinacoteca em que a criança conta com um kit de 1 sacola com dois caderninhos, um com as obras e as pistas (que podem ser lidas pelo adulto quando a criança é pequena), e outro para a criança desenhar ou escrever, uma lupa e um binóculo que ajudam a ativar a imaginação!
A atividade interage com a visita ao museu, estimulando a criatividade. Indicado para crianças a partir de quatro anos, mas eu fui fazer a visita com meu pequeno (1 ano e 1 mês) e ele da sua forma consegui aproveitar bastante. É importante que esse momento de descobertas para a criança seja feito de forma lúdica, e não busque ser uma extensão escolar, com certo e errado. Tudo é possível na arte, e o adulto pode e deve ser um intermediador dessa relação.
Também existem os jogos da memória e dominó  que contam contam com cartões com reproduções de obras do acervo da Pinacoteca. É indicado para crianças a partir de sete anos e estimula a memória e a percepção artística.
Todos os jogos são gratuitos e podem ser solicitados, mediante a disponibilidade e apresentação de documento com foto aos educadores na entrada do museu. Para as escolas e os pais que quiserem fazer a vista em grupo podem agendar no Educativo.
Para as mamães que vão com carrinho de bebê e pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida a entrada fica nos fundos no térreo. Pode solicitar ao guarda que fica na frente a indicação e, lá dentro, poderá percorrer todo o espaço se utilizando de elevadores. Existem banheiros adaptados e para os bebês troucador. 
Boas descobertas!!!!
















As fotos tiradas foram sem flash e com autorização da Pinacoteca. Elas procuraram ilustrar algumas obras em que a criança procura a figura no caderno para encontrar na pintura. 


Pinacoteca do Estado de São Paulo 
Praça da Luz, 02 - Luz - Tel. 11 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Às quintas até as 22h. Entrada franca das 18h às 22h
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00 
Grátis aos sábados.
Estudantes com carteirinha pagam meia entrada. 
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
Todas as quintas a Pinacoteca entrada franca a partir das 17h

2 comentários: